7 plataformas e sites com cursos onlines gratuitos pra fazer em casa

Com o aumento do ensino a distância, em razão do coronavírus, os números de pessoas estudando em casa aumentou bastante. Mas já faz alguns anos que esse número aumentou, viu? Segundo o último levantamento realizado pela ABED (Associação Brasileira de Ensino a Distância), publicado em 2019, mais de 9 milhões de brasileiros fazem EAD.

Westend61/Getty Images

Durante a quarenta, algumas plataformas de ensino e empresas decidiram disponibilizar cursos onlines gratuitos para incentivar a população a permanecer em distanciamento social. Separamos alguns dos mais legais:

1. CourseraA Coursera é uma plataforma que oferece cursos desenvolvidos por instituições conhecidas, como as universidades de Stanford, Yale, Princeton, Michigan e até por museus como o MoMa (The Museum of Art Modern). Os cursos, divididos em 11 áreas, são gratuitos, mas, para obter o certificado de conclusão, é preciso pagar uma taxa. Um dos cursos apresentados pela USP, por exemplo, “Origens da Vida no Contexto Cósmico”, mostra alguns dos últimos avanços científicos nas descobertas sobre o universo. Para quem se interessa por astronomia, é uma oportunidade e tanto!

2. UdemyA Udemy foi fundada em 2009 e oferece tanto cursos gratuitos quanto pagos. Na hora de procurar o curso, é possível filtrar pelo idioma, duração e preço. Estão disponíveis conteúdos voltados para o ensino superior, aprendizado de idiomas e matérias ensinadas no ensino regular, como matemática, redação, gramática e história.

3. HarvardReconhecida como uma das universidades mais prestigiadas do mundo, Harvard disponibilizou mais de 100 cursos onlines durante essa quarentena! Todos são ministrados em inglês e divididos em graduações, como arquitetura, comunicação, literatura, medicina… Para quem pensa em prestar vestibular na área da saúde ou ciência, o curso “Fundamentos da Neurociência” pode despertar interessante. Nele, o estudante aprende como os neurônios transmitem informação através da energia e desvenda um pouco sobre o funcionamento do sistema nervoso.

4. AngloO Anglo, da SOMOS Educação, liberou a Anglo Box, uma plataforma com aulas em vídeos com o objetivo de ajudar os alunos que estão se preparando para encarar o vestibular. Além dos materiais, também é possível montar um plano de estudos online, com estilo planner, em que o estudante informa qual vestibular vai prestar e quantas horas por semana pretende estudar. Assim, nenhuma matéria fica de fora!

5. PerestroikaA Perestroika é uma escola que tem como propósito criar uma educação mais criativa e disruptiva. Falando em criatividade, esses são alguns nomes de cursos disponíveis: “Chora PPT Online” (como criar apresentações impactantes), “Plural” (sobre diversidade nas empresas), “Fui Lá e Fiz” (sobre empreendedorismo e motivação), e por aí vai. Neste período em que a população pratica o distanciamento social, o “Clip”, curso sobre sociedade colaborativa, pode ser acessado gratuitamente, basta informar seu nome e e-mail.

6. Faber CastellA Faber Castell, que marcou a infância de tanta gente, também está com alguns cursos gratuitos no seu site. Ao todo, são 17 disponíveis, com materiais voltados para crianças, adultos, para pessoas que nunca desenharam e para quem já tem experiência. Composição, lettering, aquarela e técnicas de narrativa visual são alguns dos temas disponíveis. Demais!

7. FGVA Faculdade Getúlio Vargas, instituição brasileira de ensino superior está oferecendo mais de 50 cursos gratuitos sobre administração, economia, liderança e gestão. “Como Gastar Conscientimente”, um deles, é recomendado para estudantes do ensino médio e superior e explica a importância de ter um planejamento financeiro.