O prefeito de Picos, Padre Walmir, decidiu adotar mais uma medida em decorrência da pandemia de coronavírus (covid-19), assinando novo decreto nesta segunda-feira (13), desta vez, proibindo a entrada na cidade de qualquer veículo que transporte passageiros. A norma começa a vigorar a partir das 00h00 desta terça-feira (14) e vai durar até o dia 30 de abril. Até o momento, Picos não registrou casos confirmados ou óbitos por covid-19.
“Ficam proibidos de ingressarem no Município de Picos, a partir das 00:00hs do dia 14 de abril, veículos transportando passageiros (vans, ônibus, micro-ônibus e transportes de passageiros em geral)”, diz o Decreto Nº 55/2020, assinado pelo prefeito.
O descumprimento dessa determinação poderá acarretar a penalidade de retenção do veículo. A exceção será para veículos fretados, que transportem ou pacientes para a realização de procedimentos de saúde, ou trabalhadores que estiverem se deslocando para o trabalho.
Vale ressaltar que Picos é uma das maiores e mais importantes cidades do Piauí, sendo um dos grandes entroncamentos rodoviários do Nordeste.
Restrição no açougue municipal
O novo decreto também mantém a suspensão das atividades econômicas e dos eventos e determina outras medidas, como a restrição do funcionamento do açougue municipal, que agora só poderá abrir nos dias de terça-feira, quinta-feira e sábado, até as 14h.
Horário especial para lotéricas
O prefeito também estabeleceu que as casas lotéricas de Picos deverão funcionar das 8h ao meio-dia e das 14h às 18h, sendo que durante o intervalo e após o encerramento no fim do dia deverá ser feita a higienização e limpeza do estabelecimento.
Entrada limitada de pessoas em supermercados
Supermercados, mercadinhos, farmácias e outros estabelecimentos de atividades essenciais deverão limitar a entrada de pessoas, bem como disponibilizar álcool em gel na entrada, para uso dos clientes.
No documento, o prefeito também orienta a população de Picos, recomendando que sempre utilizem máscaras ao saírem de casa.
Suspensão de concursos
Por fim, Padre Walmir suspendeu por 30 dias o prazo de validade do concurso público realizado pelo município (Edital Nº 001/2015), ressaltando que o cronograma de convocação do certame será adequado conforme o interesse público e as orientações técnicas dos órgãos sanitários.
Deixe um comentário