A Paróquia de Santa Cruz, na cidade de Floriano, acendeu mais de 400 velas na missa do Sábado Santo, nesse dia 11, para representar os fiéis que não puderam participar das celebrações da Semana Santa por conta da pandemia do novo coronavírus. Na diocese de Floriano, as igrejas e paróquias realizaram celebrações sem público e transmitiram tudo pelas redes sociais.
Por conta da necessidade do isolamento social, os cristãos católicos do Piauí tiveram que reinventar as celebrações tradicionais da época. Sem poder participar de missas ou procissões, coube aos sacerdotes e leigos ativos das paróquias a missão de rezar e transmitir as missas e ritos de modo que a comunidade pudesse participar.
“A missa do Sábado Santo tem essa representatividade da luz, do fogo… Na ocasião da celebração se renovam as promessas do Batismo, as velas acesas representavam os fiéis da paróquia Santa Cruz,” falou Fabiana Costa, paroquiana.
Paróquia no Piauí faz missa do Sábado Santo com mais de 400 velas para representar fiéis — Foto: Divulgação
“Nós colocamos quatrocentos e vinte velas. Velas dos nossos paroquianos que gostariam de participar da celebração da Vigília Pascal no Sábado. Em todos os bancos havia velas e os poucos paroquianos que puderam participar da missa contribuíram para que o momento se tornasse mais forte!, disse Frei Claudio Santos, pároco.
A missa do Sábado Santo na Paróquia de Santa Cruz foi realizada às 19h e transmitida pelas redes sociais da comunidade. As imagens circularam pelas redes sociais e emocionaram pela simplicidade e representatividade de cada uma das velas.
Paróquia no Piauí faz missa do Sábado Santo com mais de 400 velas para representar fiéis — Foto: Divulgação
“Foi uma missa muito emocionante. Ao final cantamos em júbilo de alegria pela ressurreição do Senhor, embora nossos corações estejam tristes pelos tempos estranhos em que estamos vivendo, foi uma semana santa muito diferente,” disse Fabiana Costa, paroquiana.
“Acreditar que tudo estamos vivendo vai passar, agora mais do que antes. A Covid-19 chegou em cheio nesse tempo quaresmal. Agora estamos no tempo Pascal. Cristo ressuscitado no meio de nós. Vai ser diferente. Nosso povo tem rezado muito. As famílias vivem mais unidas, juntas”, declarou o frei Claudio Santos.
Deixe um comentário