Profissionais relatam falta de EPIs no hospital de Picos e medo de contrair a Covid-19: Totalmente desprotegido

Hospital Justino Luz, em Picos — Foto: Antônio Rocha

Profissionais do Hospital Justino Luz, em Picos, denunciaram à TV Clube a falta de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) na unidade de saúde da cidade. O local é referência no tratamento de pacientes com Covid-19, doença provocada pelo coronavírus, em mais de 40 municípios na região sul do estado. Segundo relatos ao PITV, também não há materiais de entubação.

A Fundação Estatal Piauiense de Serviços Hospitalares (FEPISERH) rebateu as denúncias.

“A gente se sente totalmente desprotegido, desassistido pela prefeitura e governo do estado. Eles estão fazendo a higienização e colocando para os médicos, que são os principais que tem mais contato com os pacientes que supostamente estão com a suspeita (de Covid-19)”, relatou um profissional do hospital de Picos à TV Clube.

“Existem coisas piores. O material de entubação não está tendo. Se chegar um paciente grave, não só de Covid-19, como vai entubar esse paciente? O médico não tem o que fazer. O médico nem pede mais material para entubar por que em tem”, completou.

Sem os equipamentos de segurança adequados, os profissionais do hospital temem contrair o coronavírus. “Se algum profissional que trabalha no Regional e precisa trabalhar em outros hospitais e contrair o coronavírus, pode ter certeza que vai espalhar para mais gente. Esses EPIs não estão sendo repassados, infelizmente”.

À TV Clube, profissionais também relataram também atrasos no pagamento dos salários. “Salários dos contratados estão atrasados há três meses. Como a gente tem estímulo para sair para trabalhar e enfrentar o vírus?”, disse.

Em Picos, o último boletim de Covid-19 na cidade aponta para sete casos confirmados da doença, um caso recuperado e uma pessoa morta.

A Fundação Estatal Piauiense de Serviços Hospitalares (FEPISERH) rebateu as denúncias e informou que todas as ações de combate ao coronavírus seguem o Comitê de Operações Estratégicas. Confira abaixo a nota na íntegra da FEPISERH.

1) A distribuição dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) é feita seguindo as normas da Anvisa e da SESAPI. A entrega é feita de acordo com cada setor e o profissional recebe o seu kit de EPI no início de cada plantão. Importante ressaltar que todos os profissionais, ao receberem seu kit, assinam a ficha de recebido, exatamente para controle de entrega dos equipamentos. Não procede, portanto, a informação de que os funcionários estejam sendo obrigados a assinar sem receber os EPIs;.

2) Quanto às condições de entubação, elas estão relacionadas aos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) que, como esclarecido acima, estão sendo entregues. Vale destacar que a SESAPI também destinou ventiladores para o hospital de Picos;

3) Quanto aos salários, a Fepiserh esclarece que a vigência de fevereiro/2020 foi paga na última quinta-feira (23/04), um dia após o pagamento dos hospitais que são geridos pela SESAPI, estando, portanto, em conformidade com os demais Hospitais do Estado e seguindo um cronograma de pagamento junto à Secretaria de Estado da Saúde do Piauí.