A Secretaria de Saúde do Piauí informou nesta quarta-feira (20) que 438 profissionais de saúde foram infectados pelo novo coronavírus no estado.
Os dados revelam que 8% dos servidores da área de saúde contraíram o vírus e que este número pode chegar a 15%. Até o momento, o Piauí possui 2.637 casos confirmados e 87 mortes pela Covid-19.
Dos 438 funcionários que contraíram o coronavírus, 200 deles são fisioterapeutas, 128 são enfermeiros e 74 são médicos.
Para o superintendente de Gestão da Rede de Média e Alta Complexidade da Sesapi, Alderico Tavares, a alta taxa de infecção entre os servidores que estão na linha de frente era esperado.
“Nós temos 5.054 servidores na assistência, entre maqueiros, auxiliares, fisioterapeutas, enfermeiros, técnicos de enfermagem e médicos. Desse total, foram testados positivos 438. Nós fazemos um percentual de 8% sobre esse denominador de 5.054. O que já era esperado nas estatísticas é de que esses trabalhadores em atividade de saúde chegam a um nível de contaminação de até 15%”, afirmou.
Os profissionais que testarem positivo para a Covid-19 são afastados, são monitorados pelas autoridades de saúde e recebem assistência médica e psicológica. Para não prejudicar o sistema de saúde do estado, o superintendente da Sesapi informou que novos profissionais foram chamados para atuarem nas unidades de saúde.
“Isso impacta porque, muitas vezes, esses servidores trabalham em vários hospitais. Então, isso já impacta em três serviços diferentes, seja na rede pública ou privada. Nós solicitamos o restante dos que realizaram o processo seletivo para atender essa demanda desses profissionais afastados, contratamos uma rede hoteleira para que esses profissionais fiquem isolados de suas famílias e ainda temos a contratação de mais leitos de hotelarias para atender esses profissionais”, explicou Alderico Tavares.
Deixe um comentário