Piauí ultrapassa 1.900 casos e tem 50% das UTIs ocupadas

No primeiro dia sem registro de óbitos em mais de uma semana, o Piauí continua a registrar aumento de casos de infecção pelo novo coronavírus, acompanhado também do aumento de internações. Nesta quinta-feira (14), o estado ultrapassou a marca dos 1.900 casos e viu sua taxa de ocupação das Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) chegar a 50%. 

É o primeiro dia sem confirmação de novos óbitos desde 3 de maio. Desde a última sexta-feira (8), o boletim da Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (Sesapi) confirmava pelo menos três mortes diárias – a data do resultado do teste não coincide necessariamente com a do falecimento do paciente. 

Por outro lado, outros 121 novos testes deram positivo nas últimas 24 horas – 1.905 no total desde o registro dos primeiros casos, em 19 de março. 

Casos confirmados
Dos novos casos, 64 são mulheres e 57 são homens. O mais novo tem 3 anos de idade, e o mais velho, 82 anos. 

Monsenhor Gil, Pau D’ arco e Sigefredo Pacheco registraram os primeiros casos. Com isso, 100 municípios já tiveram testes positivos para Covid-19, 44,64% do total do estado. 

Óbitos
São 60 mortes de pacientes de 27 municípios do Piauí com a Covid-19:

ÓBITOS POR MUNICÍPIO
– Teresina: 26
– Parnaíba: 04
– Picos: 03
– Piracuruca, Júlio Borges e Água Branca: 02
– Buriti dos Lopes, Canto do Buriti, Bom Princípio do Piauí, Baixa Grande do Ribeiro, Cocal, Colônia do Gurgueia, Itaueira, Ilha Grande, Luzilândia, Manoel Emídio, Monsenhor Hipólito, Pedro II, Valença, Rio Grande do Piauí, Santa Luz, São Francisco do Piauí, Uruçuí, Piripiri, Socorro do Piauí, Elesbão Veloso e São José do Divino: 01

Metade das vagas de UTIs ocupadas
Mesmo com mais 10 pacientes tendo alta médica nas últimas 24 horas – 268 no total – o número de internações continua a crescer. Eram 337 leitos ocupados até o final da tarde desta quinta-feira (14). 

O maior crescimento se deu nos leitos de UTI, que recebeu mais nove pacientes e chegou a 118, o que equivale a 50% das vagas destinadas na rede hospitalar para pacientes suspeitos ou confirmados com covid-19. 

Foi esse percentual que o governador Wellington Dias afirmou ter sido estabelecido, em conjunto com a equipe técnica, para decretar medidas de bloqueio total no estado. O chamado “lockdown” acabou sendo decretado de forma parcial, com apenas farmácias funcionando no próximo domingo (17). 

Somados leitos de UTI e estabilização, que contam com respiradores, 120 estão ocupados – 43,64% da capacidade atual. 

Outros 217 pacientes estão em leitos clínicos – 27,75% de ocupação.