Wellington diz que vai decretar lockdown no Piauí se taxa de leitos para Covid-19 ultrapassar 50%

O governador do Piauí, Wellington Dias (PT), anunciou nesta segunda-feira (11) uma decisão importante do comitê de gestão estratégica da Covid-19, doença provocada pelo novo coronavírus, no estado. Caso o número de leitos clínicos para pacientes mais graves ultrapasse os 50% de taxa de ocupação, segundo o governador, o estado vai decretar lockdown, o bloqueio total, controle mais rígido que o isolamento social, nos municípios.

“Anúncio importante do comitê. Aprovamos que se no Piauí o número de leitos disponíveis tiver uma ocupação acima de 50%, vamos tratar do lockdown em alguns lugares que estiverem passando por essa situação. Medida mais duras para garantir o isolamento. Sigo a ciência, não vou esperar o colapso (para tomar uma decisão)”, explicou o governador.

“Vamos analisar caso a caso, município a município. Em município mais grave, vamos ter uma decisão mais dura. Onde entra em colapso, não tem jeito, morre mais gente”, explicou Dias, sobre o porquê de adotar o lockdown.

O anúncio de decretar o bloqueio total em cidades do Piauí foi feito pelo governador durante a apresentação de uma nova rodada de pesquisas por amostragem, que mostrou um cenário mais real do avanço de coronavírus no estado. Estima-se mais de 17 mil (17.148) pessoas infectadas por Covid-19 – os números confirmados pela Sesapi apontam para pouco mais de 1.300 casos, no último boletim do órgão.

Na última rodada da pesquisa, publicada no dia 30 de abril, 3.783 pessoas estavam contaminadas com Covid-19. À época, o número de casos confirmados era de 513 no Piauí.