Milhares de mulheres se articulam em todo o país para lançarem suas candidaturas
Nas últimas eleições municipais, em 2016, 25% dos municípios brasileiros não elegeram uma mulher vereadora. Menos de 14% dos vereadores eleitos naquele ano eram mulheres, segundo o estudo Perfil das Prefeitas no Brasil (2017-2020), do Instituto Alziras, com dados do TSE (Tribunal Superior Eleitoral). O que mostra uma grande lacuna, já que as mulheres são 52% do eleitorado no Brasil.
Em 2020, a expectativa é de aumentar a representatividade feminina nas câmaras municipais. Existem iniciativas que, mesmo diante da crise sanitária, o trabalho de impulsionar candidaturas femininas e reduzir a desigualdade em espaços de poder.
Para tentar mudar esse cenário, estas iniciativas têm se intensificado por todo país não só para estimular candidaturas, mas também auxiliar partidos no treinamento de candidatas e promover o voto em mulheres. Em alguns casos, a ideia é dar, principalmente, visibilidade às candidaturas femininas e trazer a importância das questões de gênero, que ficaram evidentes com a pandemia, para o centro da discussão.
A exemplo de milhares de mulheres país a fora a Sãoluisense Francisca Leite lançou sua pré-candidatura a vereadora. Filiada ao partido dos trabalhadores (PT), Francisca, já possui experiência com a vida pública, uma vez que já foi candidata à vereadora no ano de 2012 e o esposo já foi candidato a prefeito pelo munícipio de São Luís do Piauí.
Francisca destaca, que se eleita for, irá exercer a real função de vereadora, lutando incansavelmente pelo bem de todos os munícipes. “Aceitei este desafio sabendo muito bem das dificuldades do meu povo. E quero lutar pelo bem do povo sãoluisense, trazendo vasta melhoria e oportunidades para todos os cidadãos. Criar projetos de lei que atendam a todas as demandas e necessidades da população, priorizando a área da saúde, educação, segurança, incentivo ao esporte e cultura, e geração de emprego e renda, são os principais objetivos.” Disse.
Ela relata ainda que essa será uma campanha difícil, embora esteja faltando uma das suas bases de apoio, sua mãe Geni. “Uma das minhas bases se foi, mas lá de cima, está junto comigo nesta caminhada, e é por ela que não me permito desistir. É pra que faça valer tudo que me ensinou, é o meu espelho, meu maior exemplo, o meu combustível para seguir sempre com fé, minha fortaleza para almejar essa vitória”, frisou.
Francisca Leite, diz ainda que representará a população sãoluisense ” Quero lutar em prol da população sãoluisense, e em especial a classe em situação de vulnerabilidade, quero ter mais proximidade com a população e os representar com honestidade, respeito e perseverança na Câmara. Confiando em Deus com fé, lograreis esta vitória tão sonhada. Entrego ao Pai todo Poderoso este desafio para que Ele me ajude a chegar a esse triunfo, tão sonhado. Pois de degrau a degrau, desafio a desafio o esforço serás compensado.” completou.
Deixe um comentário