Governador defende estratégia antecipada para compra de vacina contra Covid-19

O governador Wellington Dias apresentou proposta para organizar agenda, ainda nesta semana, com o ministro interino da Saúde, Eduardo Pazuello, governadores, municípios e Congresso Nacional, para que decisões sejam tomadas com antecedência e organização em relação a uma vacina eficaz contra a Covid-19. 

“Precisamos definir quem vai comprar as vacinas? Como será a estratégia de aplicação, qual a ordem de prioridade, equipamentos, equipes, seringas e outros insumos. O Brasil vai trabalhar com as seis pesquisas mais avançadas ou vai fazer opção?”, questiona o governador.

Em diálogo com todos os governadores do Brasil, Wellington Dias tem buscado junto ao Ministério da Saúde, Governo Federal e Congresso Nacional estratégias de imunização da população com elaboração de planos e estratégias para agilizar a aplicação de vacinas.

No Consórcio Nordeste, o governador Wellington Dias que estão sendo feitas tratativas para protocolos junto ao Comitê Ético de Saúde e ANVISA, com pesquisas dos EUA, China e Rússia e há Contatos com laboratório da Europa. “Mas é o governo brasileiro quem deve organizar todo este processo e tomar decisões”, explica Wellington Dias.

O objetivo é garantir um protocolo brasileiro e elaborar estrategia para aplicação da vacina, que, segundo o governador, será uma verdadeira operação de guerra. 

“Muitas pessoas vão correr atrás da vacina e tem que definir estratégia, a exemplo do que ocorre com H1N1, com integração de estados, municípios e Governo Federal e garantir que pessoas da área de saúde, com mais de 60 anos, com morbidade tenha uma regra para atendimento”, disse.