Minas confirma casos de crianças com síndrome provocada por Covid-19

Duas crianças com Síndrome Inflamatória Multissistêmica Pediátrica, que pode ter sido provocada pela Covid-19, estão sendo monitoradas pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais.

A informação foi confirmada pela coordenadora do Centro de Informações Estratégicas em Saúde, Tânia Marcial, durante uma transmissão ao vivo pelas redes sociais nesta quinta-feira (6).

“Nós estamos acompanhando estes casos (…) A gente pensava que criança não teria nenhum problema, mas agora a gente começa a ver que sim”, afirmou.

Dos 142.828 confirmados pelo boletim epidemiológico do estado, crianças estão entre as menos afetadas: 2,4% dos casos têm entre 0 e 9 anos.

A Secretaria de Estado de Saúde não detalhou o estado de saúde destas crianças, nem a cidade onde moram.

Entre os sintomas da Síndrome Multissistêmica Inflamatória estão febre persistente, conjuntivite não purulenta, erupção na pele, sinais de inflamação na boca, mãos e pés, além de manifestações gastrointestinais agudas, como diarreia, vômito ou dor abdominal.

Casos semelhantes foram registrados ainda em abril, no Reino Unido, e, posteriormente em outras partes do mundo. Ainda não é conclusiva a relação entre a síndrome e a Covid-19.