Jacobina do Piauí declara situação de emergência devido falta de chuvas na região

O prefeito Gerlânio Rodrigues (PMN) assinou decreto nesta segunda-feira (31) decretando situação de emergência no município de Jacobina do Piauí, por conta da estiagem que afeta a região. Conforme o documento, as chuvas que ocorreram na região não foram suficientes para as necessidades dos moradores, consumo animal e para atividade agrícola. O decreto vai vigorar por 180 dias após sua publicação no Diário Oficial dos municípios.

“Apesar das chuvas ocorridas em meses anteriores, parte dos açudes e reservatórios encontram-se com sua capacidade aquém da média, causando preocupações, podendo se agravar no decorrer do ano”, escreveu o prefeito no decreto.

Segundo o documento, nos três últimos meses não caíram chuvas na região, e a meteorologia prevê que não haverá chuvas nos próximos meses, até o final do ano. No decreto, o prefeito destaca a importância do setor agrícola para a economia da cidade.

“Como não há previsão de chuvas para meses vindouros, conforme previsões meteorológicas, a grande importância do setor agrícola e pecuário são os principais afetados, como a perdas agrícolas registradas ocasionadas, principalmente pelas irregularidades das chuvas durante o ciclo produtivo”, declarou Gerlânio Rodrigues.