Eleições: Centro Integrado é montado no quartel da PM; tropa viaja para o interior

Um Centro Integrado de Comando e Controle Estadual que atuará na segurança das eleições foi montado no Quartel do Comando Geral da Polícia Militar do Piauí (QCG) e começa a funcionar a partir desta quinta-feira (12). Do local aconteceu também o embarque de parte da tropa de 1.400 policiais militares que vão atuar durante o pleito municipal no interior do estado. 

Foto: Naty Santos/ Cidadeverde.com

“Essa é a maior operação que realizamos aqui no Estado, quase todo o nosso efetivo está sendo empregado nessa operação. São quase 5.200 policiais, de um total de 6 mil. Além disso, envolve todos os municípios na mesma operação, com as forças de segurança. Onde houver um local de votação vai ter um policial militar”, afirmou o comandante da PM, coronel Lindomar Castilho.

O Centro Integrado tem conexão com Centro Integrado de Comando e Controle Nacional, instalado no Ministério de Justiça e Segurança Pública, e servirá de apoio ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PI). 

urante a operação, os oficiais que vão comandar o policiamento nos municípios do interior utilizarão um sistema de formulários que permitirá ao Centro Integrado acompanhar as demandas e ocorrências em tempo real.

“Os oficiais devem alimentar o sistema que foi criado para que as demandas sejam direcionadas. O que for parte da polícia militar será encaminhado à polícia, o que for de responsabilidade da Justiça Eleitoral será direcionado, e assim por diante. O centro é realmente para termos conhecimento, praticamente em tempo real, de tudo que acontece nos locais de votação” , explicou o comandante da PM.

Ao todo, a Polícia Militar vai empregar 5.267 policiais nos 224 municípios. Em Teresina, pela primeira vez, a Guarda Civil Municipal também vai atuar em diversos locais de votação. O Piauí tem 3.499 locais de votação, em 82 zonas eleitorais.

Cada zona eleitoral contará com Delegado de Polícia Civil, agentes e escrivães. A tropa federal também vai atuar no Piauí.