A Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) realizou, nesta sexta-feira (4), a compra de 202.682 testes rápidos para detectar a presença do novo coronavírus. Os testes serão entregues para os hospitais da rede estadual de saúde e para o Programa Busca Ativa.
“Vamos entregar 144 mil para o Busca Ativa e 58.682 serão distribuídos nos hospitais. Estamos incrementando ainda mais nossa rede de enfrentamento à pandemia, oferecendo testes, para que possamos diagnosticar e tratar nossa população”, destaca o secretário de Estado da Saúde, Florentino Neto.
Além da compra desses 200 mil testes, a Sesapi também abriu um processo licitatório, na modalidade pregão eletrônico, para aquisição de 1.577.879 milhão de testes rápidos, que serão fornecidos de acordo com a demanda.
“Estamos nos programando para que até o surgimento da vacina e o fim da pandemia tenhamos testagem. Por isso abrimos esse registro de preços, por meio do qual vamos realizar as compras de acordo com a necessidade da nossa rede de saúde. Tudo isso objetivando o controle da doença”, lembra o gestor.
O estado do Piauí é o segundo do Brasil a testar a população, segundo a Pnad Covid-19, divulgada, pelo IBGE. os dados revelam que 19,4% dos piauienses realizaram algum teste de diagnóstico da doença. Somente o Laboratório Central de Saúde Pública do Piauí (Lacen) já contabilizou 103.918 exames RT-PCR. Também já foram feitos 312.103 mil testes rápidos.
“Esses números devemos ao trabalho de excelência que vem sendo executado pelo Programa Busca Ativa e pelo Lacen. Estamos buscando sempre termos o conhecimento do nosso índice de transmissibilidade, a garantia dos serviços de saúde, testando nossos profissionais e a população”, lembra Florentino Neto.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) afirmou que a realização de testes é uma das estratégias mais eficientes para se combater o contágio do novo coronavírus. E ações como as do Programa Busca Ativa, que testa as pessoas que moram com casos confirmados da Covid-19, tem tido êxito no controle da transmissão da doença no Piauí.
Deixe um comentário