Ministério muda logística e nove pacientes com Covid virão de Manaus para Teresina

O Ministério da Saúde informou agora há pouco ao presidente da Fundação Municipal de Saúde (FMS), Gilberto Albuquerque, que Teresina irá receber apenas nove pacientes de Manaus para o tratamento da Covid-19 em Teresina. A redução de 30 para nove seria por causa da distância entre as duas cidades, o que demandaria mais oxigênio no transporte dos pacientes para o Piauí.

Foto: arquivo Cidadeverde.com

“Vamos receber hoje nove pacientes, todos clínicos, precisando de internação e oxigênio. Por enquanto, vamos receber hoje esses pacientes porque outras cidades ofertaram ajuda, ficam mais próximas e outros estados ofereceram vagas. Só nove pacientes estão em condições de serem trazidos para Teresina”, informou o presidente da FMS. 

Ao Cidadeverde.com, ele disse ainda que o voo da Força Aérea Brasileira (FAB) ainda não decolou do Amazonas por falta de oxigênio. “Assim que tiver definição, vamos informar”, reitera.  

O médico Gilberto Albuquerque disse ainda que serão doados 30 cilindros de oxigênio que vão assegurar o transporte de pacientes do Amazonas para outros estados. 

Ele esclarece que os leitos disponibilizados para receber os pacientes de Manaus são extras e não afetará o tratamento de piauienses. 

“Os leitos destinados para Teresina e Piauí continuam disponíves. Aqui foi uma situação emergencial em que foram montados 15 leitos iniciais para atender os pacientes provenientes de Manaus. Não afetará a disponibilidade de leitos para os piauienses”, disse Albuquerque.