O Piauí recebeu, na tarde desta quinta-feira (25), 15.400 doses da Sinovac/Butantan. De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde (Sesapi), os imunizantes serão aplicados em idosos de 80 a 84 anos. Até o momento, o 85.054 doses foram aplicadas no Piauí.
Entretanto, as doses ainda não são suficientes para imunizar todo o grupo prioritário e, desse modo, apenas 24% dos idosos de 80 a 84 anos, que estejam acamados, serão vacinados.
Na quarta-feira (24), chegaram 25.500 doses da vacina Oxford/Astrazeneca, que serão aplicadas em idosos de 80 a 89 anos e em profissionais de saúde. Ao todo, o Piauí recebeu 40.900 doses.
De acordo com o secretário estadual de saúde, Florentino Neto, todo o esforço está sendo feito para que os municípios recebam as doses quanto antes para começar a imunização deste grupo prioritário.
“Começaremos mais uma etapa de vacinação. É mais um passo para sairmos dessa pandemia”, disse o secretário.
Vacinação em Teresina
Teresina vai iniciar a vacinação contra a Covid-19 de idosos entre 85 e 89 anos nesta sexta-feira (26). De acordo com a Fundação Municipal de Saúde (FMS), o público alvo foi dividido por idade e será vacinado em dias diferentes.
Duas doses da mesma vacina
De acordo com o superintendente de Atenção Básica, Herlon Guimarães, estudos técnico-científicos apontam sobre a importância de que seja aplicado o mesmo imunobiológico na primeira e segunda dose.
“O Piauí tem observado essa orientação ao fazer a opção de guardar a segunda dose na Rede de Frio para posterior distribuição. Por isso, de todas as remessas recebidas até agora no estado, é distribuída a quantidade necessária apenas para a primeira dose”, afirmou.
Até o momento, 68.347 pessoas já receberam a primeira dose de vacina no estado e 13.532 a segunda dose contra a Covid-19 no estado.
Deixe um comentário