O Piauí registrou o maior índice de isolamento social do Brasil, com 44% das pessoas em casa, nessa sexta-feira (19), dia de ponto facultativo após o feriado antecipado do Dia do Piauí na quinta-feira (18). O governador Wellington Dias (PT) sancionou a antecipação exatamente para reduzir a circulação de pessoas e conter a disseminação da Covid-19. Além do feriado, o estado decretou restrição das atividades.
O governador Wellington Dias agradeceu a população, o setor público e privado e aos municípios por terem aderido ao isolamento proposto. Ele disse que os resultados serão vistos futuramente, já que o estado bateu recorde de casos e mortes nessa sexta (19). Além disso, os hospitais do interior não têm mais vagas de UTI. Em geral, os resultados das restrições são percebidos cerca de 15 dias depois.
“A antecipação do feriado do Dia do Piauí deu resultado e foi de ajuda para conter o coronavírus. Pela In Loco, há um acréscimo de mais 10 pontos percentuais para regiões com elevada população rural como o Piauí, o que significa que devemos ter alcançado 54,9% da população fora de circulação. Já temos redução na transmissibilidade e esperamos, na próxima semana, cair, não só transmissibilidade, mas também adoecimento, internações e óbitos no Piauí”, projetou o chefe do executivo piauiense.
O segundo lugar ficou com o estado do Pará, com 43,03%, seguido do Amapá, com 41,98%. Mato Grosso do Sul (29%) e Santa Catarina (30%) registraram os menores índices de isolamento.
Os dados são da startup In Loco, empresa que faz levantamento através do georreferenciamento das pessoas via satélite, com base nos dados de celular e smartphone.
Decreto restringiu atividades
Diante da situação de colapso do sistema de saúde do estado, entrou em vigor no dia 15 de março o decreto publicado pelo Governo do Piauí com medidas mais restritivas que seguem até o dia 21 de março, também com o objetivo de diminuir a disseminação do novo coronavírus. O estado já ultrapassou 3,6 mil mortes pela Covid.
O decreto foi publicado no Diário Oficial do Piauí na noite de domingo (14). Com o novo decreto o toque de recolher inicia às 21h, ficando proibida a circulação de pessoas em espaços públicos, exceto em casos de comprovada urgência, além da restrição em relação ao funcionamento do comércio.
Para tentar minimizar os impactos econômicos das restrições, o governo do Piauí lançou um pacote de medidas, dentre eles um auxílio financeiro de R$ 1 mil para trabalhadores de bares, restaurantes e eventos. Em vídeo, o secretário estadual de Fazenda, Rafael Fonteles, anunciou as providências.
Medidas do dia 17 a 21 de março
A partir das 21h do dia 17 de março até as 24h do dia 21 de março, serão aplicadas medidas ainda mais restritivas, com o funcionamento apenas das atividades que são consideradas essenciais.
O decreto estabelece que hipermercados, supermercados, mercados e congêneres só poderão comercializar gêneros alimentícios e similares, assim como produtos de higiene, de limpeza e aqueles produtos considerados essenciais para a sobrevivência humana, ficando proibida a comercialização de eletrodomésticos, eletrônicos, artigos de vestuário, entre outros produtos considerados não essenciais.
Toque de recolher
De 15 a 21 de março está proibida, a partir das 21h, a circulação de pessoas em espaços e vias públicas, ou em espaços e vias privadas equiparadas a vias públicas, ressalvados os deslocamentos de extrema necessidade.
Deixe um comentário