Piauí pode importar Sputnik a partir de 28 de abril, diz Wellington Dias

O governador do Piauí, Wellington Dias (PT), comemorou nesta quarta-feira (14) a decisão do ministro Ricardo Lewandowski, do Supremo Tribunal Federal (STF), que permite estados importarem a vacina russa Sputnik V, caso não seja aprovada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) até o dia 28 de abril.

Segundo Wellington Dias, a decisão possui um ponto positivo, porém como o dia 28 de abril é no final do mês, um total de 4,2 milhões de doses poderiam somente chegar ao Brasil em maio, o que atrasaria a velocidade da imunização contra a covid-19.

 governador destacou que a Sputnik já é utilizada em 60 países e por isso, poderia estar no plano nacional de imunização do Brasil. “Não é razoável que, uma vacina utilizada em 60 países, considerada segura e eficaz, não possa ser utilizada no Brasil. É urgente, para salvar vidas”, reforçou.

A decisão do STF ocorre após os estados, principalmente os do Nordeste, articularem a aprovação do imunizante russo. Eles já negociavam a compra de doses desde agosto de 2020. Na América do Sul, Argentina, Paraguai, Venezuela e Bolívia utilizam a Sputnik V.

O Consórcio de Governadores do Nordeste já negocia com o governo russo a compra de 37 milhões de doses da Sputnik V, que é mais uma opção para a imunização da população brasileira.