
O novo comandante da Polícia Militar do Piauí, coronel Scheiwann Lopes, assumiu o cargo na manhã desta segunda-feira (4) em solenidade no Quartel do Comando Geral.
Ele assumiu o lugar do coronel Lindomar Castilho, que deixou o cargo após mudanças da governadora Regina Sousa (PT). Ela tomou posse em 31 de abril após renúncia de Wellington Dias (PT) para concorrer a uma vaga no Senado.
“O nosso objetivo é tentar diminuir roubos comuns, pequenos, de celular, com mais policiamento ostensivo, não há críticas ao coronel Lindomar Castilho, é que o tempo da burocracia não é o tempo que gostaríamos de ter”, declarou.
“Já chegaram motos e devem chegar mais, serão 350 motos nas ruas fazendo policiamento, pretendemos também ter o ciclo-policiamento [policiais em bicicletas] nos locais de caminhada, parada de ônibus, queremos fazer com que a pessoas sintam a presença da polícia na rua”, informou a governadora.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2022/S/T/BqzE6iReGohluuVBgpmA/whatsapp-image-2022-04-04-at-08.54.26.jpeg)
Coronel Scheiwann Lopes assume o comando da Polícia Militar do Piauí — Foto: Lucas Marreiros/g1
Ela falou ainda sobre as convocações entre os 1000 aprovados no último concurso da PM, que estão passando pelo curso de formação no momento. Segundo ela, o chamamento acontecerá conforme for possível financeiramente.
“Não há nenhum impedimento [para não serem chamados]. Eles estão fazendo curso e quando estiverem prontos a gente chama para poder fortalecer esse policiamento. Temos 1000 concursados, vai depender das finanças, mas boa parte serão chamados”, disse Regina Sousa.
Novos secretários
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2021/x/g/75W96tQUCiGsafjHZWOA/img-1802.jpg)
Palácio de Karnak, em Teresina — Foto: Ilanna Serena/g1
Novos secretários já foram nomeados pela governadora. A maioria das mudanças aconteceu devido à saída dos ex-gestores para disputar as eleições 2022.
Ao todo, foram 13 alterações. As 12 novas exonerações e nomeações foram publicadas já no Diário Oficial dessa quinta (31). Uma mudança já tinha sido anunciada anteriormente: na secretaria de governo.
As mais recentes trocas foram nas secretarias de saúde, cidades, cultura, fazenda, turismo, infraestrutura, transportes, de agronegócio e empreendedorismo rural, na coordenadoria de enfrentamento às drogas, no DER, na superintendência de parcerias público-privadas e no comando da Polícia Militar.
Essas foram as mudanças realizadas até o momento e são válidas a partir deste dia 1º de abril, conforme a publicação. Os novos gestores já tinham funções dentro da própria secretaria que assumiram.
Polícia Militar
Foi exonerado o coronel Lindomar Castilho e nomeado o coronel Scheiwann Scheleiden Lopes.
DER
Castro Neto deixou o departamento de estradas de rodagem e Felipe de Melo Eulário assumiu a vaga.
Enfrentamento às drogas
Foi nomeado Sâmio Falcão Mendes para o comando da coordenadoria, com a saída de Cida Santiago.
Governo
O secretário Osmar Júnior deixou o cargo e Antônio Rodrigues Neto assumiu a vaga.
Agronegócio
Jonas Moura de Araújo assume a secretaria agronegócio e empreendedorismo rural com a saída de Simone Pereira.
Fazenda
Após saída de Rafael Fonteles, assume Antônio Luiz Soares Santos.
Saúde
Florentino Neto deixou o cargo e foi nomeado Antônio Neris Machado.
Turismo
Marcelo Rodrigues da Costa assume a pasta.
Infraestrutura
Deusval Lacerda de Moraes foi nomeado para o cargo, após saída de Janaínna Marques.
Transportes
Maria Vilani da Silva é a nova secretária de transportes, com a saída de Hélio Isaías.
Cidades
Quem assume a pasta é Gustavo Henrique Mendonça Xavier, no lugar de Fábio Xavier.
Cultura
Carlos Adalberto Ribeiro Anchieta assume a vaga deixada por Fábio Novo.
Suparc
A Superintendentência de Parcerias e Concessões ficará sob o comando de Érica Feitosa Coelho Marinho, com a saída de Viviane Moura.
Deixe um comentário