PT oficializa candidatura de Rafael Fonteles ao governo do Piauí

O PT oficializou neste sábado (23) o ex-secretário de Fazenda do estado, Rafael Fonteles, como candidato ao governo do Piauí nas eleições de outubro. A convenção da legenda aconteceu no Atlantic City, na zona Leste de Teresina. Outros partidos da base se reuniram no mesmo complexo e também homologaram candidaturas, como o MDB, que indicou o deputado estadual e presidente da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi), Themístocles Filho, o vice de Rafael ao Palácio de Karnak.

Rafael Fonteles chegou ao evento por volta das 15h40 acompanhado do ex-governador Wellington Dias (PT), que também oficializou a candidatura ao Senado na tarde deste sábado. Ele destacou que vai priorizar áreas como geração de emprego e renda para os mais pobres do estado, através de propostas concretas. 

“São mais de 130 candidatos a deputado estadual e federal, nove partidos, teremos hoje a maior convenção de todo o estado do Piauí, mostrando a força e sintonia que esse time tem com a população e que tem a melhor proposta para resolver os problemas do povo. É isso que nos interessa. Temos a sorte de contar com o nosso ex-presidente Lula e no dia 03 de agosto estaremos nesse momento com ele”, disse Rafael.

O candidato a vice-governador Themistocles Filho pediu aos apoiadores que se mobilizem como se estivessem em uma “guerra” para vencer em primeiro turno. Ele também teceu elogios a Rafael Fonteles, Wellington Dias e Regina Sousa, dizendo que são um “time de alma”. 

“Essa aqui não é uma guerra de deputado estadual, é uma guerra de governo para vencermos no primeiro turno”, disse. “Rafael tem a obrigação de fazer um governo melhor do que Wellington Dias e o Wellington Dias não vai se zangar, só se zanga se não fizer”, disse.

Já o ex-governador Wellington Dias fez críticas ao presidente Jair Bolsonaro (PL). Para ele, a oposição no Piauí segue um modelo liderado pelo presidente de “mentira” e “deduzismo” para desviar o foco da população dos reais problemas do país. 

“Infelizmente, liderados por Bolsonaro criaram um modelo para desviar o foco das pessoas para a mentira, espetáculo, o ‘deduzismo’, que atrapalha resolver os problemas da fome, do desemprego, da necessidade de termos alternativas para dar solução a essas coisas. É seguir o plano que já mostra grandes resultados no Piauí. O Rafael já mostra ser uma pessoa preparada na condução do estado. Esses resultados certamente serão maiores na integração de Lula presidente, junto com Geraldo Alckmin”, disse.

Quem é Rafael?

Rafael Fonteles é bacharel em Matemática pela Universidade Federal do Piauí (UFPI) e Mestre em Economia Matemática pelo Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA-RJ). Também foi presidente do Comitê Nacional dos Secretários de Fazenda dos Estados e do Distrito Federal (Comsefaz) por dois mandatos, e Secretário de Fazenda do Piauí.

Base aliada

Outros oito partidos da base se reuniram no mesmo complexo e também homologaram candidaturas. Entre eles, o PV e PCdoB, que fazem federação com o PT, além do MDB, que indicou o deputado estadual e presidente da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi), Themístocles Filho, o vice de Rafael ao Palácio de Karnak. PSD, Solidariedade, o PROS, PSB e o Agir (antigo PTC), também realizaram convenção. 

O senador Marcelo Castro (MDB) foi um dos primeiros ao chegar ao local e afirmou acreditar que Rafael Fonteles vencerá o principal adversário, Silvio Mendes (União Brasil), ainda em primeiro turno. Na análise do parlamentar, o maior desafio do ex-secretário de Fazenda é ser conhecido pela população e aposta na convenção como um ponto de partida para que o pré-candidato petista desponte em intenções de votos. O PT ainda programa uma série de ações previstas para o próximo mês que impulsionem a campanha, a exemplo da vida do ex-presidente Lula ao Piauí. 

“Temos boas expectativas para esse evento da convenção que terá bastante publicidade, pois há uma parcela da população que não sabe que o Rafael é candidato. No dia 03 de agosto quando Lula vier ao Piauí e declarar o apoio e quando começar o programa eleitoral em 16 de agosto, eu não tenho a menor dúvida que ele vai despontar na frente do adversário”, avaliou Marcelo Castro.

Enzo Samuel e vereadores marcam presença

Vereadores de Teresina também marcaram presença na convenção do PT e subiram no palco montado pela organização, inclusive, o vereador Enzo Samuel (PDT), cuja presença no evento havia sido posta em questão. O partido dele na sexta-feira (22) havia declarado apoio à oposição. 

“Hoje é a festa de democrática, o espaço lotado, o povo comparecendo. Já faço parte desse time há algum tempo, acompanho o governador Wellington Dias e não poderia ser diferente. Vamos continuar esse trabalho para, cada vez mais, construir um Piauí melhor”, disse Enzo.


Na imagem respectivamente, o vereador Deolindo Moura (PT), Markim Costa (Republicanos), Wellington Dias, Enzo Samuel, Capitão Roberval Queiroz (União Brasil) e Eduardo Dragaallana (PDS).