Taxa de ocupação de UTIs Covid chega a 100% em Teresina e 84% no interior do Piauí

A taxa de ocupação dos leitos das Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) Covid chegou a 100% em Teresina e 84% no interior do Piauí, o representa um aumento de 89% em todo o estado. A informação foi divulgada pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), que anunciou a abertura de mais 30 leitos de UTI.

De acordo com o relatório diário de ocupação de leitos Covid-19, no estado 198 leitos estão ocupados, sendo 141 leitos clínicos, 51 UTI’s e 6 leitos de estabilização. Desse total, 90% dos leitos de UTI público estão com pacientes.

Após aumento na taxa de ocupação de leitos Covid, o Comitê de Operações Emergenciais do Piauí (COE) recomendou a reabertura de novos leitos de UTI para tratamento da doença.

Na tarde desta terça-feira (19), o secretário de estadual da saúde, Neris Júnior, anunciou a reabertura de mais 30 leitos de UTI Covid no Piauí. As vagas serão divididas entre os hospitais de Teresina, Oeiras, Floriano, Parnaíba e Piripiri.

Conforme a Sesapi, atualmente estão em funcionamento nos hospitais do Estado 38 leitos para receber pacientes com a doença. Com a reabertura os novos leitos, serão 68 unidades de terapia intensiva, exclusivas para o tratamento de Covid-19.

Dos trinta leitos de UTI Covid que serão abertos, cinco deles serão no Instituto de Doenças Tropicais Natan Portela(IDTNP), em Teresina; cinco no Hospital Regional Deolindo Couto, em Oeiras; cinco leitos no Hospital Regional Tibério Nunes, em Floriano; cinco no Hospital Estadual Dirceu Arcoverde (Heda), em Parnaíba; cinco leitos no Hospital Regional Chagas Rodrigues, em Piripiri e cinco no Hospital Regional Justino Luz, em Picos.