O Hospital Regional Justino Luz, em Picos, recebeu novos equipamentos para a realização de exames laboratoriais; equipamento de bioquímica e de coagulograma. A modernização do Laboratório de Análises Clínicas do hospital possibilitou o aumento da capacidade da realização de exames.
Os equipamentos já estão em funcionamento e realizam análises de diferentes tipos, como de colesterol e até de urgência. O laboratório realiza por mês um total aproximado de 34 mil exames, o que dá uma média de 1.100 por dia.
Outro setor que também recebeu melhorias foi a Unidade de Terapia Intensiva – UTI, que ganhou dois novos gasômetros – aparelho que realiza a gasometria arterial, um exame de sangue normalmente realizado com o objetivo de verificar se as trocas gasosas estão ocorrendo da maneira correta e, assim, avaliar a necessidade de oxigênio extra.
O diretor técnico do Justino Luz, Tércio Luz, explica que o gasômetro adquirido é um dos melhores do país. “ Possuímos um gasômetro com alta operacionalidade, que cumpre todos os parâmetros necessários para um bom manejo dos pacientes que se encontram intubados em ventilação mecânica, melhorando ainda mais a assistência aos pacientes de UTI e emergências”, destaca.
Genyana Leal, diretora geral do Hospital Regional Justino, fala da importância da modernização do laboratório do Hospital e enfatiza o trabalho contínuo na humanização do atendimento. “Sem dúvidas que os novos equipamentos aperfeiçoaram o diagnóstico das doenças e deram uma maior celeridade nos resultados. Trabalhamos diariamente para que nosso atendimento seja cada vez mais humanizado,” concluiu Genyana.
As equipes plantonistas do laboratório passaram por treinamento e atualização para utilizarem os novos equipamentos.
O presidente da Fundação Estatal Piauiense de Serviços Hospitalares, órgão de administra o Hospital Justino Luz, Ítalo Rodrigues, destaca os avanços no Hospital. “ O Justino Luz avança a cada dia, com mais infraestrutura e capacidade de atendimento, a exemplo do setor de neurocirurgia, inaugurado esse ano, que está realizando cirurgias de alta complexidade”, afirma o presidente.
Deixe um comentário