Eriberto Barros é eleito presidente da Câmara Municipal de Picos

O vereador Eriberto Barros (PP) é o novo presidente da Câmara Municipal de Picos para o biênio 2023-2024. O parlamentar picoense foi eleito na tarde desta quinta-feira (15) em sessão ordinária, obtendo o total de 8 votos.

Em disputa acirrada e apoiado pelo bloco de vereadores da oposição formado por parlamentares de 4 partidos (MDB, PP, PT, PCdoB), o parlamentar venceu a chapa encabeçada pelo vereador da situação, Filó Portela (PP),  por um voto de diferença.

Os vereadores Zé Luis (MDB), Toinho de Chicá (PP), Wellington Dantas (PT) e Antônio Moura (PCdoB) foram eleitos, respectivamente, para os cargos de 1º vice-presidente, 2º vice-presidente, 1º secretário e 2ª secretário, e também exercerão os cargos pelos próximos dois anos. Além dos componentes da mesa diretora participaram ativamente da articulação e formação da chapa os vereadores Hugo Victor (MDB), Rinaldinho (MDB) e Valdívia Santos (PT).

Disputa intensa

A eleição para a mesa diretora da câmara foi marcada por um forte debate e articulação política sobre a independência dos poderes e a tentativa de influência de forças políticas locais e estaduais na escolha do presidente, a disputa envolveu uma série de fatores e episódios, reuniões frequentes, promessa de cargos, estruturas, substituições de candidatos e demais conversações políticas, o que tornou bastante movimentado os bastidores da política picoense, surgindo nesse cenário várias especulações quanto ao resultado da disputa.

Em seu pronunciamento, antes da votação, Eriberto Barros agradeceu a todos os presentes, aos colegas da oposição pela postura e aos demais vereadores participantes do pleito, garantiu que irá prezar pela transparência e um poder legislativo cada vez mais perto das demandas da população.

Veja imagens

Plenário Vereador Pedro Barbosa lotado