Erivaldo Lopes lidera pesquisa eleitoral em Santo Antônio de Lisboa com 57,34% de votos válidos

Uma pesquisa realizada entre os dias 1 e 2 de julho pelo Instituto GP1 de Pesquisa revela o atual cenário eleitoral no município de Santo Antônio de Lisboa, conhecido como a “Capital do Caju”. Divulgada nesta segunda-feira (8), a pesquisa ouviu 300 eleitores das zonas urbana e rural, todos com idade superior a 16 anos e domicílio eleitoral na cidade.

Os resultados mostram uma clara vantagem para o pré-candidato Erivaldo Lopes (PT), apoiado pelo atual prefeito Francisco Karlos (MDB), em ambos os cenários de votação estimulada e espontânea.

Na modalidade estimulada, onde os nomes dos candidatos são apresentados aos entrevistados, Erivaldo Lopes (PT) e seu vice Gilvan Sousa (PT) lideram com 56% das intenções de voto. O candidato opositor Cleiton e seu vice Antônio Carlos (PP) seguem com 41,67%. Apenas 2% dos entrevistados afirmaram não saber ou não responderam, enquanto 0,33% disseram que votariam em nenhum dos candidatos, nulo ou branco.

Na pesquisa espontânea, onde os entrevistados declaram sua preferência sem serem apresentados aos nomes dos candidatos, o pré-candidato do Partido dos Trabalhadores mantém a liderança com 52,67% das intenções de voto. Cleiton aparece com 39%.

Ao considerar apenas os votos válidos, método utilizado pela Justiça Eleitoral para divulgar o resultado oficial da eleição, Erivaldo Lopes (PT) sobe para 57,34%, enquanto Cleiton fica com 42,66%.

A pesquisa também avaliou a firmeza das intenções de voto dos eleitores. Dos entrevistados, 94,33% garantiram que não mudarão de voto até o dia das eleições, enquanto 4,67% afirmaram que ainda podem mudar. Não sabe ou não respondeu somou 1%.

A pesquisa possui uma margem de erro de 5,53 pontos percentuais para mais ou para menos e um nível de confiança de 95%. O estudo foi registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número PI-09862/2024.