O Colégio Machado de Assis de Picos é conhecido não apenas pelo ingresso dos seus alunos na universidade, mas também por preparar os estudantes para outras instituições prestigiadas como a Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN), que forma os jovens para se tornarem oficiais do Exército Brasileiro. Esse é o caso do picoense José Ricardo de Sousa, 19 anos. Ele estudou no Colégio Machado entre 2016 e 2022, período no qual cursou do 6° ano do Ensino Fundamental ao 3° ano do Ensino Médio.
Ao final do Ensino Médio, José Ricardo prestou o concurso para a Escola Preparatória de Cadetes do Exército (EsPCEX) conseguindo a sua aprovação na AMAN, onde estuda atualmente. Ele deve se formar no ano de 2027, a partir de então receberá a patente de Aspirante a Oficial, depois de seis meses será 2° Tenente.
A AMAN fica localizada em Resende – RJ e é a principal academia militar do Exército Brasileiro. Aqueles que se formam nessa instituição geralmente atingem as patentes mais elevadas das Forças Armadas.
Apoio do colégio
Sobre o período em que estudou no Colégio Machado de Picos, José Ricardo afirmou que recebeu uma sólida base para as provas exigidas no concurso. “Oferece boa base para as matérias exigidas no exame intelectual para ingresso na EsPCEx, realizando revisões e simulados que exigem preparo intelectual semelhante àquele necessário para a prova”, declarou.
Ele destaca que recebeu o apoio necessário por parte dos professores e do colégio. “Equipe de professores atenciosa e dedicada no preparo de suas aulas, visando a oferecer ao aluno aproveitamento das horas de estudo em sala, diminuindo o trabalho a ser executado fora de sala”, frisou.
Rotina
A rotina de estudos na AMAN é puxada, começando por volta das 6h, e estendendo-se até às 20h35. Para o seu futuro, o cadete informou que pretende, auxiliar os pares e assessorar o comando da melhor forma possível. Ao concluir o curso de formação, José Ricardo pretende ingressar na Infantaria.
Mensagem
Para os estudantes do Colégio Machado de Assis de Picos que também buscam os seus objetivos, José Ricardo deixa uma mensagem: “Manter a impulsão no ataque e não desistir dos objetivos. Com organização e empenho qualquer um pode alcançar os objetivos planejados.”
Deixe um comentário