Alunos do Colégio Machado de Assis de Picos avaliam importância dos simulados como preparação para o ENEM

Os alunos do Colégio Machado de Assis de Picos realizam ao longo do ano seis simulados como forma de se prepararem para os dias de provas do ENEM e demais vestibulares que pretendem prestar. Nos últimos domingos, 18 e 25 o colégio realizou a quarta etapa de provas deste ano que imitam as avaliações do ENEM, seguindo o mesmo tipo de questões, metodologia, horários. Com isso, os estudantes prestarão o exame ao final do ano cientes de como funciona esse processo para ingressar na universidade.

No dia 18 os estudantes escreveram a redação e responderam questões de Linguagens e Humanas, e no domingo (25) foi a vez de responder às questões de Matemática e Ciências da Natureza.

Os alunos

O estudante do Pré-MED, Marcos Clodoaldo da Conceição Silva, 19 anos, residente em Picos, pretende ingressar no curso de Medicina e tem biologia como disciplina preferida. Ele afirmou que busca evoluir a cada simulado que responde e disse que tem se saído melhor a cada etapa.

Marcos disse que entende o simulado como oportunidade para melhorar o seu desempenho ao longo das provas. “Assim posso evoluir os meus conhecimentos e estar melhor preparado para prestar o ENEM”, declarou.

A estudante Maria Cybelle de Moura Gomes, 17 anos, aluna do 3° Ano Olímpico do Colégio Machado, disse que encara os simulados como um treino para a hora decisiva. “Assim podemos nos planejar para quando chegar o dia da prova a gente já ter toda a nossa metodologia”, frisou.

Cybelle pretende ingressar no curso de Engenharia Civil e, além do ENEM, prestará os vestibulares para a Universidade de Pernambuco (UPE) e Universidade Estadual do Maranhão (UEMA). A cada simulado, a estudante avalia que tem mantido o desempenho ao passo em tem identificado os pontos onde pode melhorar. “Estou me mantendo e estou conseguindo identificar as minhas dificuldades”, relatou.

O aluno do 3° Ano Olímpico do ENEM, Nicolas de Oliveira Carvalho, 17 anos, natural de Picos, ressaltou que o simulado é uma forma de testar os conhecimentos. “É uma forma de testar se você conseguiu aprender e se dedicou nos estudos, e saber como a sua estratégia funcionará no dia da prova”, explicou.

Nicolas tem Matemática, Física e Química como disciplinas preferidas, e disse que prestará o ENEM para Medicina, mas também está focado na carreira militar. Ele pretende ingressar na Escola Preparatória de Cadetes do Exército (EsPCEx).

O simulado

Nos dias de simulado, os alunos chegavam na escola meio-dia, os portões são fechados às 13h, enquanto as provas começam a ser respondidas às 13h30. São cinco horas para responder os testes, mas nos dias da redação os candidatos contam com 30 minutos a mais.

Participam do simulado os alunos do Ensino Médio e Pré-MED, sendo as provas obrigatórias para os estudantes do 3° ano que vão prestar o ENEM e demais vestibulares.