O estudante piauiense Manoel José Nunes, de 17 anos, ganhou o Stockholm Junior Water Prize, com um projeto de monitoramento da qualidade da água. A premiação, considerada o Prêmio Nobel da Ciência Jovem, aconteceu na Suécia nesta terça-feira (27).
O g1 conversou com o pai de Manoel, que afirmou que a conquista é algo sensacional e destinado a todos os piauienses.
O projeto desenvolvido pelo jovem é o rover aquático, que analisa aspectos como o PH, temperatura, turbidez e oxigenação da água, contribuindo com o controle e qualidade para o consumo.
Piauiense de 17 anos representa o Brasil no Prêmio Nobel da Ciência Jovem na Suécia — Foto: Instagram
Piauiense representa o Brasil no Prêmio Nobel da Ciência Jovem na Suécia
Uma grande vantagem do projeto é que ele é autônomo para monitoramento da qualidade da água, sendo uma ferramenta portátil de baixo custo, oferecendo dados importantes para que, por exemplo, órgãos públicos possam elaborar políticas que sejam fundamentais para manter o controle e a qualidade da água.
Ele contou que a ideia surgiu após o estudante conhecer a situação crítica vivenciada por populações ribeirinhas no norte do Brasil.
Com o projeto, ele foi selecionado para a premiação e a competição aconteceu online, através de uma votação pública. Por isso, o estudante iniciou uma campanha em sua rede social para conseguir votos e foi o grande vencedor.
Estudante piauiense ganha Nobel da Ciência Jovem com ideia de monitoramento da qualidade da água — Foto: Arquivo pessoal
Deixe um comentário