O governador Rafael Fonteles esteve, nesta segunda-feira (26), no município de Alagoinha do Piauí, sul do estado, onde implantou o Programa Saúde Digital. O programa, executado pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), já chegou a 200 municípios e realizou cerca de 100 mil atendimentos.
Durante a solenidade, o governador falou da importância do programa para a população. “No momento em que você traz o médico, ainda que através de um computador, mas acompanhado de um profissional de saúde do município, você está humanizando o atendimento à saúde, trazendo especialista para perto de onde o povo vive”, pontua o gestor.
Rafael Fonteles destacou que esse tipo de atendimento vai resolver mais de 80% dos problemas de saúde, sendo que os hospitais irão se ocupar com quem realmente precisa do ambiente hospitalar. “Esse é o Piauí Saúde Digital, já chegando a 200 municípios e a 800 unidades básicas de saúde como essa de Alagoinha. Chegamos a 100 mil atendimentos e a tendência, quando todo mundo estiver funcionando completamente, é chegarmos a esse número por mês nos municípios. É uma verdadeira revolução para a saúde pública do Piauí”, avalia o governador.
A enfermeira Francideives, do Programa Saúde Digital na Unidade Básica de Saúde do município, declarou que a população já vem sendo atendida por especialistas e clínicos gerais desde o dia 2 de agosto. “A gente está tendo uma boa aceitação, principalmente com os profissionais, porque a dificuldade da população é conseguir marcar consulta e ir até Picos e Teresina em busca de atendimento médico. E o Saúde Digital melhora a questão de aproximação do médico, diminui a despesa tanto do paciente quanto do município com a questão de transporte, e todo mundo está adorando essa modalidade de atendimento”, frisa a enfermeira.
Ela ressaltou que as consultas do Saúde Digital são de qualidade, com profissionais que podem ser de diversas cidades do Brasil, e que são muito atenciosos com os pacientes. “Além disso, tem o clínico geral também. A gente aciona e o tempo maior de espera é em torno de 10 minutos, é muito menor do que o atendimento presencial. Então, Alagoinha está de parabéns com essa iniciativa do Governo do Piauí”, frisa Francideives.
A UBS dispõe de atendimento com psiquiatra, cardiologista, neurologista, pediatra, endocrinologista e dermatologista, além de outras especialidades e os exames são realizados rapidamente. O resultado do eletrocardiograma, por exemplo, é disponibilizado em menos de cinco minutos, o que eleva o nível de satisfação dos pacientes.
A dona de casa Carla Roberta disse que já foi atendida três vezes pelo Programa Saúde Digital em Alagoinha. “Esse programa facilitou minha vida 100%. Não preciso mais ir a Picos em busca de atendimento médico”, comemora a paciente.
Deixe um comentário