Durante a Semana da Independência, Jaillson Campos e Galego de Paster inauguram novas obras em Geminiano

O município de Geminiano viveu um sábado (6) marcado por inaugurações e celebrações dentro da programação da Semana da Independência. O prefeito Jaillson Campos, ao lado do vice-prefeito Galego de Paster, entregou uma série de obras à população e encerrou oficialmente o Programa Farinhada Municipal, que resgatou tradições culturais e movimentou a economia local.

A programação começou à tarde com a inauguração das obras de calçamento no povoado Cacimbinha, Baixio da Cacimbinha e Assentamento Cacimbinha II. Já à noite foi entregue o refeitório “Zeca de Severo” na Unidade Escolar Joaquim Antônio de Araújo.

Em seguida, o prefeito Jaillson Campos, o vice Galego de Paster e comitiva inauguraram a reforma, ampliação e refeitório da Unidade Escolar Joaquim Gonçalves Guimarães. Ainda na área da educação, foi inaugurado o Centro de Atendimento Educacional Especializado (AEE).

Logo depois, as autoridades inauguraram a nova sede da Secretaria Municipal de Assistência Social e Inclusão. A população recebeu também a nova sede do Conselho Tutelar, ambas localizadas na Avenida Brasil.

Após uma série de inaugurações, aconteceu a cerimônia de encerramento da Farinhada Municipal, no Centro Comercial, com feira de exposição de produtos da mandioca e anúncios de ordens de serviço para novas obras.

Em entrevista, o prefeito Jaillson Campos destacou a importância do programa. “A Farinhada Municipal foi um resgate da cultura, nasceu como um projeto emergencial diante da seca e hoje é um sucesso. Em 22 dias de trabalho, a produção ultrapassou R$ 300 mil. Isso fortalece a confiança e a credibilidade dos nossos agricultores. Já planejamos ampliar o programa em 2026, com produção própria do município e resultados ainda maiores”, afirmou.

Jaillson destacou também as inaugurações realizadas durante a Semana da Independência. O prefeito reforçou que o conjunto de obras e ações representa um momento de evolução e esperança para Geminiano. “O município vive um tempo de transformação, fruto de muito trabalho”, concluiu.

O vice-prefeito Galego de Paster ressaltou o esforço da gestão: “Foram muitas inaugurações e entregas importantes nesta semana. Ficamos felizes em ver o apoio do prefeito Jaillson, que vem buscando recursos em Teresina e Brasília para investir em nossa cidade”, destacou.

O deputado estadual Georgiano Neto parabenizou a iniciativa: “A Farinhada mostrou o potencial da agricultura familiar, valorizou o pequeno agricultor e movimentou a economia. Foram mais de R$ 300 mil gerados a partir de um investimento de cerca de R$ 100 mil. Uma experiência que deve ser levada para outros municípios”, pontuou.

Já o pré-candidato a deputado estadual, Toninho de Caridade, destacou o momento vivido por Geminiano: “Foram mais de sete obras entregues em um só dia. A cidade avança em infraestrutura, educação e assistência social. É um orgulho participar dessa transformação”, lembrou.

O evento foi encerrado com a feira dos agricultores participantes do programa Farinhada Municipal, que apresentaram seus produtos em um espaço animado por forró com Edson Sanfoneiro.

ORDENS DE SERVIÇO

Durante a cerimônia de encerramento do Programa Farinhada Municipal, foram anunciadas diversas ordens de serviço que representam novos investimentos para o município. Entre elas, destaque para a ordem de serviço que prevê a recuperação de mais de 155 km de estradas vicinais na zona rural, beneficiando povoados e assentamentos, a exemplo de Milhans, Exu, BR-316, assentamento Agrovila, Assentamento Cacimbinha e Samambaia dos Marques. A ação será viabilizada por meio de emenda do deputado federal Júlio César.

Também foi confirmada a entrega de uma retroescavadeira, fruto de articulação junto ao Codevasf, além da ordem de serviço para a construção de uma nova creche padrão FNDE, autorizada pelo prefeito Jailson Campos. Outra importante iniciativa é a construção da nova cozinha da Unidade Escolar Joaquim Antônio de Araújo, também autorizada pelo gestor municipal.

O deputado estadual Georgiano Neto, em parceria com o Governo do Estado, garantiu ainda ordens de serviço para a execução de 10 mil m² de calçamento que serão distribuídos entre a zona urbana e rural do município, além da obra asfáltica que ligará a sede de Geminiano ao povoado Muquém. No total, os investimentos anunciados ultrapassam R$ 17 milhões, reforçando o compromisso da gestão em ampliar obras estruturantes e melhorar a qualidade de vida da população geminianense.

Além do prefeito e do vice, participaram do evento vereadores, secretários, coordenadores da administração municipal, o deputado estadual Georgiano Neto, o pré-candidato Toninho de Caridade, outras lideranças políticas e a população em geral, que celebrou as conquistas da Semana da Independência em clima de festa.