Homicídios reduzem 52% em 2025 em Picos; confira balanço

Na tarde desta terça-feira (06), a delegada titular da Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) de Picos, Francineide Fontes, divulgou dados que apontam uma redução de 52% no número de homicídios registrados no município ao longo de 2025.

De acordo com o levantamento, foram contabilizadas oito mortes violentas no ano passado. Todos os crimes tiveram autoria identificada durante o trabalho investigativo da Polícia Civil. Em comparação, no ano de 2024 foram registrados 17 homicídios na cidade.

“Em 2025 tivemos uma redução de 52% nos casos de mortes violentas em Picos. Esse resultado é fruto das diversas ações integradas entre a Polícia Militar e a Polícia Civil. Um dado importante que precisa ser destacado à sociedade é que todos os homicídios ocorridos em 2025 foram elucidados e cerca de 80% dos suspeitos já estão presos”, afirmou a delegada.

Ainda durante a entrevista, Francineide Fontes destacou que o perfil dos crimes registrados no período é, em sua maioria, de natureza comum, sem relação direta com organizações criminosas.

“O perfil das mortes em 2025 envolve pessoas comuns, que tiveram suas vidas ceifadas por razões diversas, principalmente conflitos familiares e de vizinhança”, ressaltou.

Os dados reforçam o impacto positivo das ações integradas de segurança pública no município e o avanço na elucidação de crimes violentos em Picos.

Mortes registradas em 2025

A Delegacia de Combate às Facções Criminosas, Homicídios e Tráfico de Drogas (DFHT), divulgou que 80% dos homicídios registrados até esta quinta-feira (17) foram solucionados, com os respectivos suspeitos presos. Ao todo, das cinco mortes apenas uma ainda não foi encerrada e as investigações seguem em curso.

O primeiro homicídio ocorreu em 21 de janeiro de 2025, tendo como vítima Livomar Sousa, natural de São Julião-PI. O homem foi morto com um golpe de faca na região do pescoço e dois indivíduos foram presos por suposto envolvimento no caso ocorrido no Morro da Mariana.

Dois dias depois, foi registrado o segundo homicídio. A vítima, o servente Raimundo Teixeira Neto, morreu após ser surpreendido com golpes de faca na altura do pescoço enquanto bebia em um supermercado, no bairro Morada Nova. O suspeito do crime foi preso em flagrante horas depois.

Já no mês de março, o terceiro homicídio foi registrado e um homem conhecido como ‘Caio Multimarcas, de 26 anos, foi encontrado morto em uma área de matagal, no bairro Morada do Sol, em Picos. Ele foi executado a tiros na região do Quilombo. O caso está em aberto, mas as investigações estão bem encaminhadas, segundo a delegada.

“Este é ainda o único homicídio não solucionado, mas as investigações estão bem avançadas e acredito que, em breve, teremos este desfecho”, frisou a delegada titular da DFHT, Robiane Nunes. 

Em abril foram registrados dois homicídios. Ocorrido, no 02 de abril, o homem identificado por Antônio Roberto da Rocha, foi assassinado em um bar no Povoado Chapada do Mocambo. O sobrinho da vítima foi preso, suspeito de envolvimento no crime.  

No mesmo dia, um segurança identificado por Júlio Cezar Lima, foi golpeado a facadas no bairro Catavento. Este foi socorrido e após sete internados no Hospital Regional Justino Luz veio a óbito. Nesta quarta-feira (16) o suspeito do crime se entregou a polícia.

Em dois de agosto de 2025 foi registrado o sexto homicídio no bairro Paraibinha, em Picos. Informações de testemunhas repassadas a Polícia Civil, informaram que a vítima de, Mikael Matheus, estaria tentando furtar uma bicicleta da residência do suposto autor, quando foi assassinado com uso de arma branca (faca).

Em 26 de setembro de 2025, duas pessoas (pai e filho) foram baleadas após uma discussão com um idoso. O pai identificado como João Feitosa precisou ser hospitalizado e o filho Josiel Feitosa morreu no local. Os crimes ocorreram em frente à casa do suspeito, no bairro Samambaia II, próximo ao antigo Posto Fiscal de Picos. O suspeito foi preso minutos depois há 1 km do local.

O oitvado homicídio foi registrado em 01 de dezembro de 2025. Um homem identificado por Erisson Jonh Lima Santos, de 31 anos, foi assassinado a facadas e com golpe na cabeça em Picos. O crime ocorreu na Rua Paraíba, no bairro Paroquial.

vítima foi morta com pelo menos 14 lesões provocadas por arma branca e foi agredida de forma violenta na cabeça.