
A secretária municipal de Agricultura e Abastecimento de Picos, Fátima Sá, realizou, na manhã desta quarta-feira (19), uma visita técnica ao Viveiro Municipal de Mudas de Ipiranga do Piauí. O objetivo da visita foi conhecer uma iniciativa consolidada no fomento à agricultura familiar e avaliar a viabilidade de um projeto semelhante em Picos.
“Para nós, é uma experiência muito valiosa. Vou levar a ideia ao prefeito Pablo Santos, pois recebemos muitas solicitações dos agricultores nesse sentido. O plantio do caju faz parte da cadeia produtiva do trabalhador rural em Picos, e essa demanda tem crescido. Acredito que o prefeito dará total apoio para implantarmos uma sementeira de caju e distribuirmos mudas aos agricultores”, afirmou Fátima Sá.
Criado em 2020, o viveiro de Ipiranga do Piauí produz anualmente cerca de 50 mil mudas, que são distribuídas a agricultores familiares do município. A iniciativa visa fortalecer a agricultura local e impulsionar a economia por meio da cadeia produtiva do caju, uma das principais fontes de renda da região.
O prefeito de Ipiranga do Piauí, Elvis Ramos, destacou a importância do projeto e a troca de experiências com outros municípios. “Pelo quarto ano consecutivo, estamos produzindo 50 mil mudas de caju, além de outras espécies frutíferas e ornamentais, que são distribuídas aos agricultores. Ficamos felizes em receber representantes de outros municípios e estamos à disposição para compartilhar nossa experiência, contribuindo para o desenvolvimento da cadeia produtiva do caju e de outras culturas”, ressaltou.

Também participou da visita à secretária municipal de Meio Ambiente de Picos, Sara Carvalho. Segundo ela, a experiência servirá como referência para um projeto semelhante que deverá ser implantado no município.
“Foi uma visita importante para nosso aprendizado, pois já temos um projeto nesse sentido para Picos. Pudemos compreender a complexidade do trabalho com esse tipo de cultivo, e certamente esse modelo servirá de inspiração para nossa iniciativa”, concluiu.
Deixe um comentário