
Com canal de navegação e cais multipropósito concluídos, a estrutura da Companhia Porto Piauí torna o estado apto a receber e enviar mercadorias e oferecer apoio às ações da Marinha do Brasil. Em maio de 2025, a Companhia finalizou a estrutura de 150 metros de comprimento do o cais multipropósito, com solidez para receber embarcações de vários tamanhos e diversos tipos de carga, como granéis líquidos, sólidos e contêineres.
A inauguração do cais contou com a presença do governador Rafael Fonteles e do ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho. “Eu fiquei profundamente feliz com o que encontrei aqui, com a estrutura já pronta, com a juventude trabalhando, com muita gente experiente já pensando no futuro do Piauí”, comentou o ministro na ocasião.
Desde então, diversas embarcações já atracaram no cais multipropósito da Porto Piauí, como o rebocador Hebron e a draga Helbe, o navio balizador Comandante Manhães e o navio-patrulha Bracuí, ambos da Marinha do Brasil.
A atracação dos navios da Marinha demonstra ainda que o cais multipropósito e a estrutura da Porto Piauí estão aptos para servir em caso de necessidade das forças armadas, para receber ou enviar ajuda humanitária em situações de emergência.
O canal de navegação da Porto Piauí, caminho que as embarcações percorrem para chegar ao cais, recebeu 19 boias e três faroletes de sinalização, essenciais para a navegação segura. O projeto foi acompanhado de perto e aprovado pela Marinha do Brasil. O canal está pronto desde 2023, registrando 7 metros de profundidade na maré baixa.
O canal e o cais foram testados um simulador que reproduz com alta precisão as condições do mar de Luís Correia, no litoral piauiense. Os resultados positivos atestaram a capacidade do Porto de receber navios atuneiros, usados para pesca, que medem até 41 metros de comprimento, navios de carga de até 95 metros, dragas de 71 metros e graneleiros de até 75 metros de comprimento.
Deixe um comentário