Piauí permanece com 19 casos confirmados de coronavírus, mas casos suspeitos aumentam

Equipe embala cotonetes de novo teste de coronavírus — Foto: Eco Dianóstica/Divulgação

Conforme o boletim divulgado pela Secretaria Estadual de Saúde (Sesapi) nesta quinta-feira (2), o Piauí continua com dezenove casos confirmados e quatro óbitos pelo novo coronavírus. Entretanto, os casos suspeitos subiram de 256 para 268.

Dos 19 casos confirmados, 17 deles são de Teresina. Dos quatro óbitos confirmados, dois aconteceram na capital, sendo de um casal de idosos. Outra vítima foi o prefeito de São José do Divino, Antônio Nonato de Lima Gomes, 57 anos, e o empresário Oderman Bittencourt, em Parnaíba.

Os casos descartados passaram de 451 para 500.

Isolamento social e decretos de calamidade

Para evitar a contaminação pelo vírus, o isolamento social e medidas emergenciais foram determinadas por meio de decretos do governo do estado e das prefeituras, como na capital piauiense, para que a população fique em casa e evite ao máximo ir às ruas.

Policiais fazem abordagens nas fronteiras do estado a ônibus e veículos particulares. Escolas, universidades e a maior parte do comércio, assim como serviços públicos, suspenderam as atividades. Os decretos preveem que quem descumprir as regras pode ser penalizado com multa ou até prisão.