Moradores denunciam incêndios em vários pontos de Picos

Uma segunda-feira (27) muito quente. Moradores estão registrando e denunciando incêndios em vários pontos de Picos. As chamas que mais tem chamado a atenção são as do povoado Brejinho, que fica depois do Umari, cuja fumaça pode ser avistada do centro da cidade. Também foram verificados incêndios na Gameleira dos Galdinos, Lagoa Comprida e bairro Ipueiras.

Apesar da tentativa de conscientização da população, feita pelos bombeiros todos os anos, a prática de pôr fogo em terreno baldio e em roças parece não ter fim. Desde o início de junho que os bombeiros têm sido chamados para conter incêndios pela cidade de Picos, tanto na zona urbana quanto nos povoados da zona rural.

Nesse ano de 2020 há o agravante da Covid-19, doença que provoca falta de ar. Ou seja, além de cometer um crime ambiental, os autores dos incêndios estão dificultando a recuperação de quem está doente.

Incêndio florestal é crime previsto no Art. 41 da Lei nº 9.605 de 12 de fevereiro de 1998, e prevê detenção de até um ano e multa.