Incêndio de grandes proporções dura 22 dias e ameaça casas no Norte do Piauí

Um incêndio de grandes proporções tem sido combatido há pelo menos vinte e dois dias na região rural das cidades de Domingos Mourão e Pedro II, no Norte do Piauí. De acordo com a Prefeitura de Domingos Mourão, o incêndio destruiu uma área de cerca de 20 quilômetros de vegetação nativa, e se aproxima das casas de moradores.

Foto: Prefeitura de Domingos Mourão

De acordo com a prefeitura de Domingos Mourão, cidade mais atingida pelo fogo, o incêndio teria começado em 10 de agosto, no Ceará. A cidade fica na divisa entre os dois estados, e as chamas teriam se espalhado com o vento, até chegar ao Piauí.

Ainda segundo a prefeitura, o vento criou diversos focos de incêndio distantes uns dos outros, o que têm dificultado o combate às chamas.

Por conta do início do período em que o calor é mais forte em todo o Piauí, a vegetação da região está bastante seca, o que contribui para a propagação do incêndio. O fogo já se aproxima das casas de moradores em Domingos Mourão e a mata de pontos turísticos de Pedro II.

A população da região rural dos dois municípios se juntaram às equipes de bombeiros para ajudar a apagar o fogo. Máquinas e equipamentos das prefeituras estão sendo utilizados para criar aceiros, para impedir o avanço do fogo. Carros-pipa da região também foram acionados para combater o incêndio.

Ainda segundo relato de moradores ao G1, o fogo já destruiu bastante vegetação e matou centenas de animais selvagens e domésticos.