Uma ‘luz estranha’ pôde ser vista no início da noite desta segunda-feira (23) por moradores de diversas cidades do Piauí e também nos outros oito estados do Nordeste. O clarão chamou a atenção de muitos moradores que registram em vídeo o clarão no céu e o assunto se tornou um dos mais comentados nas redes sociais.
O G1 procurou o físico Airton Vasconcelos, do Instituto Federal do Piauí (IFPI), que acredita ser uma parte de um foguete enviado pela China à Lua.
“Provavelmente, é o lançamento de uma espaçonave chinesa que está indo em direção à Lua. Ela foi lançada justamente nesse horário e a trajetória dela tem parte no Nordeste. O envio do foguete é em busca de minérios”, relatou.
O professor explicou que um foguete, quando é lançado, precisa perder matéria para ter mais velocidade. Por isso, o clarão seria o reflexo da luz solar na parte liberada pela espaçonave.
“Esses foguetes são bem pesados e precisam perder matéria para que tenham mais velocidade. Quando essas partes são soltas, dá esse brilho e vão acabar caindo. Trata-se da luz do sol que, quando bate nelas, reflete essa luz para nós”, comentou.
Deixe um comentário