Rafael Fonteles é homenageado em solenidade da Academia Piauiense de Letras em Oeiras

O governador foi condecorado com a medalha do Mérito Visconde da Parnaíba pelos serviços prestados à Oeiras e ao Piauí.

O governador do Piauí, Rafael Fonteles, foi condecorado, nessa segunda-feira (23), com a medalha do Mérito Visconde da Parnaíba, concedida pelo Instituto Histórico de Oeiras, em sessão solene conjunta realizada pelo instituto e pela Academia Piauiense de Letras na primeira capital do Piauí.

A solenidade faz parte das comemorações pelos 200 anos da adesão do Piauí à Independência do Brasil. Foi o brigadeiro Manoel de Sousa Martins, o Visconde da Parnaíba, que dá nome à honraria concedida ao governador, que declarou a independência do Piauí do domínio português, em 24 de janeiro de 1823.

Rafael Fonteles destacou a honra de ser homenageado em um momento tão importante e histórico para o Piauí. “Estou muito feliz por participar desse encontro e ser condecorado pelo Instituto Histórico de Oeiras e pela Academia Piauiense de Letras. É um momento importante para valorizarmos a cultura, a história e os heróis do passado, para que possamos construir um melhor futuro para o nosso povo”, destacou o governador.

O presidente da Academia Piauiense de Letras, Zózimo Tavares, afirmou que esse foi o primeiro evento do tipo realizado pela APL fora de sua sede, localizada em Teresina, e que a ideia é percorrer todo o Piauí a partir de agora. “No momento em que completamos 106 anos e o Instituto Histórico de Oeiras faz 50 anos, resolvemos nos juntar para fazer essa celebração histórica aqui no município. Acompanhados do governador, exaltamos essa data. E, a partir de agora, o nosso objetivo é seguir percorrendo o Piauí”, afirmou o jornalista.

Após a solenidade, o governador Rafael Fonteles prestigiou a Noite Cultural de Oeiras, evento organizado pela Secretaria de Estado da Cultura (Secult) e que contou com as apresentações da cantora Adriana Calcanhotto e do cantor oeirense Vavá Ribeiro.