Responde para mim quantas vezes a atitude de outras pessoas já fez com que você ficasse sem chão, imaginando que não conseguiria mais viver ou ser feliz de novo na sua vida? Perdeu as contas, né? Ah, então quer dizer que você terceirizou a sua felicidade? Essa mensagem de hoje é para você.
E hoje nós vamos falar sobre felicidade. Eu estava ouvindo uma música do Marcelo Jeneci, agora pouco, chamada Felicidade, foi então que eu fiquei pensando em todas as situações que eu precisei deixar para trás numa busca incansável pela felicidade. Eu percebi então que eu nunca conheci a felicidade plena, aquela do “Felizes para sempre”.
Porém, inúmeros momentos felizes foram vividos, formando uma espécie de mosaico daquilo que é a vida, sabe? Passar na prova tão temida, ou então passar naqueles vestibulares que almejava passar, ou ainda concluir a faculdade, até mesmo beijar aquela boca daquela pessoa que eu tanto queria beijar e agradecer assim aos céus, e até mesmo adquirir bens que servissem para que eu tivesse um pouco mais de conforto na vida, sabe? Até mesmo arrumar o barulhinho do carro que ficava ali me incomodando enquanto eu ouvia a minha música favorita no momento em que eu estava dirigindo. Pois é, tudo isso me deu muita satisfação. E é de tudo isso que eu tento lembrar sempre que eu estou triste, ou que eu fico pensando que aquela tristeza ali, ela nunca vai passar. Eu costumava achar que eu só conseguiria ser feliz se eu tivesse dentro de um relacionamento estável, se eu casasse, ou então se eu tivesse amigos que me acompanhassem para tudo que eu quisesse fazer, sabe? Ou ainda se eu fosse mãe. Só que perceba a gravidade desse erro.
Para estar no relacionamento, eu precisaria de outra pessoa, para ter uma amizade que me acompanhasse, eu também precisaria de outra pessoa. Para ser mãe, eu precisaria gerar outra pessoa, que ainda precisaria de uma pessoa, para me ajudar nisso, ou ainda adotaria uma outra pessoa. Ninguém é alto o suficiente, mas eu estava delegando aos outros a responsabilidade de ser feliz, de me fazer feliz, sabe?
Você pode até estar aí pensando “ah, mas ninguém é feliz sozinho”. Eu não discordo de você. Eu não discordo, mas veja bem, porque o outro precisa carregar o fardo de algo que diz respeito a mim? É a mim que interessa me fazer feliz. Viver é buscar realizar-se, dançar um tango numa praça argentina, sabe com uma rosa entre os lábios, só que aí esqueceram de te avisar que a rosa tinha espinhos e aí mesmo sangrando você precisa segurar firme, só para não estragar a beleza daquele momento, porque você consegue ver todo mundo contemplando, para não estragar o espetáculo? Então, a vida é mais ou menos assim, a gente está sangrando, a gente está passando por determinadas batalhas e ninguém está vendo, mas a gente segue firme, para não estragar o nosso espetáculo. A gente vai passar por muitos percalços na vida, tem muitos turbilhões, tem muitas situações com muitos problemas pelos quais nós seremos expostos, mas tudo isso vai ser efêmero.
Essa tristeza que talvez você que está ouvindo agora, está sentindo, ela não é eterna. Essa dor, sei lá, por um término, por uma finalização ou por ter perdido um emprego, até mesmo pela morte de alguém que você gostava muito de um ente querido, de um familiar, isso vai passar.
Essa frustração por não ter conseguido fazer com que as coisas saíssem como você planejou, vai se dissolver e aí virão outras oportunidades e outras pessoas e outros empregos e outros momentos e outros sorrisos e outros sonhos nascerão, sabe? Não deixe que nada disso ou que ninguém leve consigo o brilho que você tem, às vezes esse brilho que você tem é uma luz que irradia e que ilumina o caminho de outras pessoas que estão aí te olhando e se espelhando em você e aí por ser de repente se apaga por conta de tudo isso e aí vem uma reação em cadeia, outras pessoas também acabam se apagando. e aí por não perceber que ninguém precisa depender de ninguém para ser feliz, aquele efeito dominó vai trazendo pessoas frustradas e infelizes.
Eu espero que você viva o luto, viva a tristeza desse momento que você está vivendo, mas que quando esse nevoeiro passar, que você não sofra de miopia e você consiga enxergar as oportunidades de tentar de novo, só que dessa vez entendendo que o responsável pela sua felicidade ou pelos momentos felizes é exclusivamente você. Tem gente que se acostuma tanto em serem feliz que não consegue perceber a beleza da simplicidade de momentos que poderiam te deixar satisfeito, tipo um pôr do sol, contemplar esse pôr do sol, deitar depois de um longo dia de trabalho, numa rede na varanda.
Nossa, isso, isso causa uma felicidade de tamanho para mim, que se eu desejasse para você uma felicidade nesse momento, eu te desejaria a felicidade de se embalar numa rede na varanda, sentindo o vento bater no rosto e o sono chegando assim, calmamente, tranquilamente, até você tentar ir para o quarto só por decorar o caminho. Então, isso para mim é como se eu pudesse descrever a minha felicidade nesse momento. E quando você se sentir feliz ou quando coisas boas estiverem acontecendo com você, você não pense que você não é digno dessa felicidade nesse momento de alegria, porque você é digno. Todo mundo é digno da felicidade. Então aproveite isso, que você seja uma boa e completa unidade e que você aproveite esse momento, seja um momento de uma viagem, seja um momento, o nascimento de uma criança nova na sua família, seja um momento em que a casa está limpa e a pia não tem nenhuma louça suja e você se sente satisfeito porque você vai poder simplesmente se jogar no seu sofá e assistir a sua série. Nossa, meu Deus, só de pensar em tudo isso agora, eu começo a imaginar como eu sou feliz e como eu estou satisfeita com isso.
Eu espero do fundo do coração que você consiga contemplar tudo isso e perceber essas coisas boas que o universo joga para você e que você consiga perceber que tudo isso é fruto de você mesmo. Que você batalhou para tudo isso acontecer ou que é simplesmente a tua essência que te faz viver esses momentos únicos, essas experiências de felicidade, mesmo diante de tantos problemas você ainda é você, portanto, viva a dor e a deliciosa experiência de ser, simplesmente você. Seja feliz!
Deixe um comentário